7 coisas que podem deixar sua conexão lenta (nem sempre é culpa da internet!)

Internet lenta dá nos nervos, né?
Às vezes, a culpa não é do provedor, existem outros fatores que também podem prejudicar sua conexão. Confira abaixo 7 dicas que podem te ajudar!

 

1. Velocidade do Computador

Muitas vezes é preciso conferir se o problema não está no computador, que pode apresentar lentidão e interferir na qualidade da sua navegação. Um solução pode ser usar programas ou aplicativos que promovem uma limpeza no computador, o que ajuda a deixá-lo um pouco mais rápido. Um dos mais recomendados é o da Velocidade do PC.Esse programa, além de ajudar a remover softwares inúteis que costumam iniciar automaticamente quando você liga o PC (contribuindo para a lentidão), tem a opção de adiar o carregamento de outros programas, deixando a inicialização do sistema mais rápida.

2. Tenha um bom antivírus

Vírus e malwares podem deixar seu computador mais lento, sendo que alguns conseguem até “sugar” parte da banda larga (e com isso, roubam velocidade também) para transmitir dados.
Investir em um bom antivírus é fundamental para manter seu PC longe dessas ameaças.


3. Desfragmente seu HD


Essa dica consiste em aliviar um pouco seu computador. Quanto mais fragmentado ele estiver, mais tempo leva para rodar os programas e, consequentemente, mais tempo levam para serem executados.
Desfragmentar o seu HD com certa frequência fará diferença tanto no acesso à internet como no desempenho do próprio PC. Assim você poderá tirar mais proveito da sua banda larga.

4. Certifique-se que sua rede está segura

Mesmo que sua internet já tenha uma senha cadastrada, pode ser que ela seja decifrada por algum ladrão de sinal que está roubando a sua rede, deixando-a mais lenta.
Uma ótima maneira de combater esse tipo de coisa é escolher um padrão de segurança um pouco mais avançado, como o WPA.
Formular uma senha difícil, que envolve letras maiúsculas e números é também uma forma de evitar certos problemas. Procure trocar a senha com certa frequência também.

5. Controle aplicativos que sugam muito da internet

Preste atenção nas aplicações que “sequestram” toda a sua banda. Programas de download, como torrents, jogos online, streaming de vídeos e até mesmo a Netflix podem comprometer consideravelmente a sua rede Wi-Fi.
Em uma residência com rede de internet compartilhada por várias pessoas, é possível que tais programas estejam consumindo a maior parte dos dados e limitando o uso para outras funcionalidades.

 

6.Reinicie o roteador esporadicamente

As vezes o roteador trava e isso é normal. Para restaurar as funções do aparelho, você pode reiniciá-lo manualmente de tempos em tempos.

7. Use seus dispositivos ligados ao cabo, sempre que possível

Quando há muitos dispositivos usando a mesma rede, a velocidade se divide para todos, e a rede wi-fi sofre interferências externas por outras frequências como de telefone, ou até mesmo por ter muitos móveis ou paredes atrapalhando a passagem do sinal. O ideal é usar seu computador, notebook e SmarTV sempre no cabo, pois a passagem de banda fica garantida dessa forma.

Quer saber qual a melhor velocidade para a sua casa?
Faça o teste em nosso simulador, clique aqui