MMF #1 → Mas afinal, o que é wi-fi?

 

Hoje iniciamos a série “Wi-fi: meu malvado favorito”, onde vamos explicar o que é essa tal rede wi-fi e qual a sua relação com a internet. O conceito básico de rede, nesse caso, é o conjunto de computadores e dispositivos (impressoras, celulares, servidores, câmeras e etc) conectados uns aos outros para trocar informações entre eles. Em uma rede, há duas formas de conectar-se a ela: via cabo ou sem fio (chamado de Wireless ou Wi-fi).

Agora que já entendemos que o Wi-Fi é uma rede que permite que vários dispositivos se comuniquem sem a necessidade de usar cabos, vamos entender onde a internet entra nessa história.

A internet chega até o roteador via cabo e é compartilhada com os dispositivos sem fio através da rede wi-fi (rede essa que é criada e gerenciada pelo próprio roteador). Há diversos modelos de roteadores, cada um com suas especificações, e um dos fatores que vai determinar a qualidade da rede Wi-Fi é justamente escolher o que se adequa melhor à sua casa e seus dispositivos. Errar nessa escolha pode proporcionar uma rede wi-fi mais instável, afetando todos os dados transmitidos e recebidos por ela.

Resumindo, a rede Wi-Fi vai permitir a comunicação entre seus dispositivos sem a necessidade de cabos, porém, tudo vai depender da estabilidade dessa rede. Se há problemas no roteador, interferência de outros dispositivos, distância entre roteador e aparelhos, muitos equipamentos conectados ao mesmo, entre outros fatores, sua rede Wi-Fi pode ter um desempenho ruim e, como a internet estará sendo transmitida pelo ar, logicamente também será afetada, não por falta de qualidade no sinal da internet, mas por instabilidade na rede sem fio (wi-fi).