Fibra óptica: a tecnologia de internet que ocupa apenas 6% do Brasil

A Anatel publicou um relatório informando que a quantidade de residências brasileiras com acesso à internet banda larga fixa já representava 38,6% da totalidade dos domicílios. Outra informação bem interessante do relatório está na participação de cada tipo de tecnologia neste mercado crescente no país.

Hoje, o tipo de conexão que lidera o mercado é o “xDSL”, que representa 50,53% dos domicílios conectados. Em seguida surge “Cable Modem”  com 32,17% e “Spread Spectrum” aparece com 6,67%. Fibra óptica é apenas o quarto colocado, tendo 6,07% da participação. Isso significa que são 1.609.364 de residências com a tecnologia.

Mas o que é essa tal fibra óptica?

Internet na velocidade da luz

A Internet via fibra óptica vem se popularizando e ganhando cada vez mais adeptos, a razão disso é a busca por melhor qualidade e estabilidade de conexão.

Todos nós dependemos da internet para muitas coisas, é uma tecnologia que veio para facilitar as nossas vidas. Não precisamos mais ir até uma locadora para escolher filme, nem fazer DDI para conversar com um amigo que está em outro país ou então, ter que reunir todo mundo em casa para aquela partida de vídeo game.

Porém todas as atividades que realizamos no ambiente online demandam transferência de dados, e, para isso, é necessário ter uma boa estrutura para atender essas necessidades. É aí que entra a fibra óptica.

Estamos em um momento de avanço tecnológico, hoje muita coisa depende de uma conexão por rede, a “internet das coisas” veio para ficar. A demanda por uma transmissão de dados estável e sem interferências começou a ficar mais exigente. E é aí que entra a fibra óptica.
Os cabos de fibra óptica são feitos de um material dielétrico, que atua como isolante o proporciona imunidade contra as interferências eletromagnéticas causada por outros aparelhos elétricos. Isso impede que o cabo de fibra óptica perca conexões.

 

COMO FUNCIONA A FIBRA ÓPTICA?

A fibra óptica atua com a transmissão de dados conduzidos pela luz. Graças ao fenômeno Reflexão Total, a luz, ao invés de atravessar ou ser absorvida pelo cabo óptico, é conduzida. O vídeo abaixo te ajuda a entender melhor (clique no balãozinho que está no canto inferior direito para ligar a legenda).

Os dados são transmitidos na velocidade da luz e ao chegar ao seu destino, são transformados pelo ONU (saiba mais aqui), para que os aparelhos consigam receber as informações que chegam pela fibra.

A fibra óptica vem para ampliar a experiência na internet, levando maior eficiência, velocidade e estabilidade. Para ter uma boa conexão fibra óptica, escolha uma empresa de confiança.

Compre sua internet fibra óptica sem sair de casa 😉 
Clique AQUI e dquira seu plano na Fit Telecom.

Fonte: Tecmundo