Mitos e verdades sobre o seu Wi-Fi

A internet sem fio, chamada de wi-fi, chegou para revolucionar o modo como nos conectamos. Apesar da praticidade, nem sempre o sinal chega como gostaríamos, e isso se deve a vários fatores, que explicamos nesse post aqui. Desde truques caseiros ensinados no youtube até gambiarras mirabolantes, vale tudo para tentar um sinal melhor. Mas mesmo usando todos os dias, é provável que nunca tenhamos dedicado uns minutinhos para entender melhor os conceitos básicos de seu funcionamento. Separamos alguns mitos e verdades sobre a sua conexão sem fio, confira:

 “Meus vizinhos podem estar roubando a minha internet”
                                    VERDADE

Sim, especialmente se você utilizar as credenciais (usuário e senha) padrão ou não utilizar uma senha forte em seu roteador. Uma pista é olhar para o seu próprio roteador. Se ao desligar todos os dispositivos sem fio de sua casa (como smartphones e computador), uma das luzes do roteador destinada ao Wi-Fi – geralmente indicada como WLAN – continuar piscando, é um indicador de que podem estar roubando sua rede.

______________________________________________________________________

“Usar vários roteadores melhora o sinal”
                          MITO

Muita gente pensa que se usar dois roteadores irá melhorar o sinal. Em geral, eles irão “competir” e haverá sobreposição e interferência. Em edifícios com vários apartamentos, a Wi-Fi do vizinho atrapalha a sua, especialmente se os dois aparelhos estiverem no mesmo “canal”. Outra coisa diferente é usar “repetidores”. Estes sim fazem o sinal chegar mais longe. A melhor posição para o repetidor é a metade do caminho entre o roteador e os aparelhos que usam a internet. Mas lembrando que os repetidores devem estar sempre conectados ao cabo.

______________________________________________________________________

“Colocar o roteador mais alto melhora o sinal”
                           VERDADE

Sim, a difusão da rede Wi-Fi é melhor se o roteador estiver localizado no alto, pois permite o “efeito guarda-chuva”. Existem aplicativos para Android que permitem analisar quais os melhores locais da sua casa ou apartamento para posicionar o roteador, mas geralmente, o melhor lugar é na região central da casa. Quanto mais próximo do local onde estão os seus aparelhos, melhor: as ondas navegam melhor de baixo para cima e para os lados.

______________________________________________________________________

 

Não é verdade que quando você vê a foto de um roteador com 2 antenas pensa que o sinal será melhor distribuído e chegará mais longe? Pois é, não é assim. As antenas só facilitam a qualidade ou estabilidade do sinal, não a distância atingida pelo sinal.

______________________________________________________________________

“Aparelhos elétricos e até espelhos prejudicam a internet”
                                   VERDADE

Sim, aparelhos elétricos/eletrônicos podem deixar instável a tomada elétrica e interferir no roteador (especialmente se tiverem muita potência, como os secadores de cabelo). Outros emitem ondas eletromagnéticas, como os telefones sem-fio – que operam na frequência 2,4 GHz – e os fornos microondas. O ideal é não deixar nenhum outro aparelho (fios elétricos, monitores de bebês e até lâmpadas de halogênio) perto ou entre o roteador e o seu computador ou smartphone. Já os espelhos (na verdade, qualquer superfície ou móvel metálico) podem prejudicar a correta dispersão das ondas do roteador. Acredite ou não, é melhor manter longe até dos aquários.

Fonte: blog do Avast

Como saber se o problema está na sua internet?

É simples, faça o teste de velocidade em nosso site, clicando AQUI, e escolha o servidor Fit Telecom; Recomendamos que faça o teste em equipamentos ligados ao cabo, pois o wi-fi tem oscilações. Se perceber alguma instabilidade ou não estiver chegando para você a quantidade de megas contratados, ligue para nós em qualquer um de nossos telefones abaixo, ou acesse o chat online. Nosso atendimento vai das 7h à 0h, todos os dias 🙂

Assine a melhor fibra óptica online → CLIQUE AQUI ←

Birigui/SP → Rua Conselheiro Antônio Prado, 104, Centro • 18 3638 4000

Guararapes/SP → Rua Prudente de Morais, 1083, Centro • 18 3406 1211

Lins/SP → Rua XV de Novembro, 55, Centro • 14 3523 7799

Promissão/SP → Av. Pedro de Toledo, 349, Centro • 14 3541 1904

Fernandópolis/SP → Rua Espírito Santo, 1183, Centro • 17 3463 1075