Modem, roteador, repetidor e powerline: Qual a diferença entre eles?

Existem diversos tipos de dispositivos que trabalham com a rede, para oferecer diferentes soluções. Apesar de algumas similaridades até mesmo no nome de alguns destes aparelhos, as funções que eles realizam são diferentes, e é importante saber qual é o aparelho adequado para a sua necessidade.

Preparamos uma lista que explica quais as diferenças dos principais aparelhos da atualidade para redes. Assim, você saberá qual é a solução ideal para o que precisa. Veja:

Modem

Este é o dispositivo necessário para que você possa ter uma conexão com a internet em sua casa. Ele é fornecido pelas operadoras de internet, mas também pode ser comprado separadamente, entretanto, é necessário ficar atento em qual será a tecnologia utilizada.

Reprodução

Os modelos mais recentes destes aparelhos já contam também com algumas funções de roteadores. Assim, é possível criar uma rede e expandir o sinal pela casa.

Roteador Wireless

Outro item comum encontrado na maioria das casas dos brasileiros se refere ao roteador wireless, popularmente chamado apenas de roteador. A função dele é basicamente redistribuir a internet, seja de forma cabeada ou sem fio.

Reprodução

Os modelos atuais destes dispositivos apresentam opções de banda 2,4GHz e 5GHz, que possuem características diferentes, cada uma com seus prós e contras. Leia mais sobre os roteadores aqui.

Repetidor e roteadores com repetidor

A função principal dos repetidores é de levar a conexão com a rede e a internet em lugares que o sinal de roteador principal não alcança. Desta forma, para que este tipo de dispositivo funcione corretamente é necessário que uma rede já esteja configurada e funcionando no local.

Reprodução

Atualmente, além dos dispositivos que são exclusivamente repetidores, muitos roteadores no mercado também conseguem atuar nesta função. Para que um repetidor ou roteador com repetidor funcione bem, é necessário posicioná-lo em um lugar onde sinal do roteador original chegue forte.

Powerline

Um dos dispositivos mais novos entre as opções para levar uma conexão a lugares que o sinal do seu roteador não alcança são os powerlines. Apesar de ter quase a mesma função do repetidor, a grande diferença neste dispositivo é que a transmissão dos dados se dá por meio da corrente elétrica, ao invés de se conectar diretamente ao Wi-Fi, como ocorre nos repetidores.

Reprodução

Na maioria dos casos, os aparelhos powerline conseguem oferecer uma conexão mais estável do que os repetidores por sofrerem menos interferência. Para que eles funcionem, entretanto, existe um requisito, os dois pontos a serem ligados precisam estar na mesma rede elétrica, além de evitar o uso de alguns acessórios como estabilizadores ou filtros de linha.

Fonte: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/modem-roteador-repetidor-e-powerline-qual-a-diferenca-entre-estes-aparelhos/78908