Por que reiniciar o modem pode fazer a internet voltar?

Já virou até um bordão: essa história de desligar e ligar o modem parece historinha de provedor.

Sempre que os usuários reclamam de algum problema relacionado à banda larga, os atendentes pedem para que o modem seja reiniciado. Mas será que realmente é possível consertar uma conexão apenas desligando e religando o modem em seguida?

Uma das primeiras ações que os usuários podem fazer para saber se a internet não está disponível, ou se é o modem que não está enviando o sinal, é tentar acessar o painel de configurações do roteador. Geralmente este acesso é feito pelo navegador, no qual é inserido o endereço do gateway padrão e também os dados de administração da rede. Se o computador não conseguir contato com o modem, significa que o modem está completamente impossibilitado de enviar pacotes de dados. Provavelmente ele está recebendo o sinal de internet pela linha telefônica, mas como as portas estão travadas, os computadores e outros dispositivos ligados a ele não conseguem receber o mesmo sinal.

Para resolver este problema, é realmente necessário seguir os passos indicados pelo suporte das operadoras – desligar e ligar o aparelho novamente.

Quando o modem é reiniciado, as portas são destravadas e o sinal volta a fluir normalmente para os computadores.

Mas por que os modems travam?

Há vários motivos que podem ocasionar o travamento dos modems, mas alguns deles ocorrem com mais frequência do que outros. É o caso dos “picos de luz”, que podem afetar os roteadores de várias maneiras, causando inclusive danos físicos nos aparelhos. Por isso, é recomendado que sejam utilizados estabilizadores ou filtros de linha nos dispositivos.

De maneira geral, sempre que a rede elétrica recebe mais energia do que o padrão, ocorrem “picos de luz”, que podem gerar sobrecargas nos aparelhos eletrônicos que estiverem ligados nas tomadas. Com esta sobrecarga, os modems acabam “se perdendo” e as portas são travadas, impedindo o sinal de internet de ser distribuído para outros aparelhos.

Sobrecarga de tarefas

Quando ficamos muito tempo sem descansar, nosso corpo passa a responder com menos clareza. Com a tecnologia também é assim: se você deixar seu modem muito tempo ligado, ele pode acumular erros de sinal e chega a travar.

Para corrigir este problema também só será necessário reiniciar o aparelho. Mas para evitar que isso aconteça com frequência, tudo o que você precisa fazer é desligar o modem em momentos de ociosidade da rede.

Por exemplo, se todos estiverem dormindo, não há motivos para que o aparelho continue ligado. O mesmo pode ser dito para momentos em que todos estão fora.

Como você pode perceber, reiniciar o modem é realmente uma boa ideia nos momentos em que o problema da internet está apenas na rede interna. Em casos de dificuldades ou problemas gerados pelo seu provedor (tanto na transmissão do poste às tomadas ou dos servidores aos postes), os procedimentos precisam ser realizados por técnicos especializados. Você pode sempre contar com o suporte da Fit Telecom, estamos à sua disposição das 7h à 0h, no inbox, no chat ou no telefone: 18 3638-4000.

Assine a melhor fibra óptica → AQUI ←

NOSSAS LOJAS FÍSICAS:

Birigui/SP → Rua Conselheiro Antônio Prado, 104, Centro • 18 3638 4010

Guararapes/SP → Rua Prudente de Morais, 1083, Centro • 18 3406 1211

Lins/SP → Rua XV de Novembro, 55, Centro • 14 3523 7799

Promissão/SP → Av. Pedro de Toledo, 349, Centro • 14 3541 1904

Fernandópolis/SP → Rua Espírito Santo, 1183, Centro • 17 3463 1075

https://www.tecmundo.com.br/internet/9264-mito-ou-verdade-reiniciar-o-modem-faz-a-internet-voltar-.htm