Riscos do Wi-Fi público

O Wi-Fi continua a ser a salvação para muita gente. E não apenas porque ele economiza seu pacote de dados, mas há outras vantagens de usar o Wi-Fi em vez da rede de dados. Uma das principais é a bateria, pois navegar pelo Wi-Fi consome bem menos do que quando você está no 4G, e isso pode garantir que você ainda tenha um restinho de carga no final do dia. A boa notícia é que a oferta de redes públicas e gratuitas de Wi-Fi vem aumentando em várias cidades brasileiras.

Wi-fi público parece algo bem legal, mas não tem só pontos positivos. As redes públicas são sim muito úteis, mas também podem representar perigos para sua segurança digital. Segundo os dados do relatório Norton Wi-Fi Risk Report, cerca de 58% dos brasileiros acreditam que suas informações pessoais estão seguras ao usar uma rede de Wi-Fi pública. Mas não é bem assim.

Nas redes públicas, não há nenhuma garantia de que os roteadores estejam com algum tipo de protocolo de segurança ou que estejam protegidos por um firewall e senha de rede. Algumas redes sem fio gratuitas até pedem senha e cadastro, mas isso também não é nenhuma garantia, já que qualquer pessoa pode ter acesso a elas. 

Fique atento também às redes de Wi-Fi falsas. Às vezes, as pessoas já pressupõem que o nome da rede é o mesmo nome do estabelecimento em que estão. Mas tem lugares que não seguem esse padrão, e com isso, você pode estar acessando uma rede falsa, que serve apenas para atrair vítimas para golpes cibernéticos.

Outro risco que você corre quando usa uma rede de Wi-Fi pública são as práticas de phishing. O termo em inglês, que significa ‘pescar’, remete a armadilhas para pegar informações e dados importantes, por meio de mensagens falsas. Elas podem chegar a você por e-mail ou por mensagens no WhatsApp, por exemplo. Em geral, oferecem algum brinde ou falam de alguma promoção. Tudo para te convencer a clicar em algum link.

Então, fica o recado: quando for usar uma rede Wi-Fi pública, redobre a atenção. Não clique em links recebidos via e-mail ou por WhatsApp, Messenger, etc. Outra coisa importante: NUNCA acesse sua conta bancária usando uma rede dessas. Se você realmente precisar se conectar ao seu banco ou cartão de crédito, desligue o Wi-Fi e use os dados do seu pacote celular. É infinitamente mais seguro.

Fonte: https://olhardigital.com.br/fique_seguro/video/wi-fi-publico-entenda-os-riscos-de-usar-o-wi-fi-fora-de-casa/88209