SMS de banco? Cuidado, você pode ser vítima de “phishing”

Mais uma tentativa de golpe está circulando via mensagem de texto no Brasil. O foco dos hackers é atingir clientes de bancos, por meio do envio de falsos sites para supostamente regularizar o dispositivo do usuário. Esse tipo de golpe se chama “phishing” e pode causar sérios prejuízos.

O que é “phishing”?

Phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que “metade do trabalho” é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma “pescaria”, o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, tem um link para você clicar e resolver a situação. O golpe acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados pessoais, como nome completo, telefone, CPF e números/senhas de contas bancárias.

Na dúvida, ligue para o seu banco

Sempre desconfie de links enviados por estranhos no WhatsApp, SMS, e-mail ou qualquer outra plataforma de troca de mensagens. Além disso, garanta que o site que você pretende entrar apresenta o protocolo “https://” — apesar de não ser imprescindível, é interessante que o domínio tenha o protocolo.

Neste caso em específico, das mensagens via SMS e WhatsApp, tenha em mente que um banco não costuma enviar links dessa forma. Além disso, os números utilizados não são “comuns”, como os usados no golpe. Se ainda assim você estiver em dúvida, ligue para o seu banco, mas não insira seus dados sensíveis em sites.

Dicas para não cair em golpes:

· Em ligações recebidas nunca fornecer (nem digitar) senhas de cartões, senhas de acesso do Internet Banking ou Mobile, códigos do Cartão de Segurança ou posições de token;
· Não acatar solicitações para envio de fotos com os dados do Cartão de Segurança;
· Não preencher dados pessoais (CPF, RG, endereços) ou senhas de acesso do Internet Banking, Mobile, etc, em links ou endereços eletrônicos fornecidos por telefone, email, telegrama, correspondências, etc;
· Não clicar em links enviados por e-mail ou sms;
· Acompanhe sempre suas transações financeiras;
· Qualquer abordagem ou transação suspeita, contatar imediatamente o Banco.

Recebeu um SMS suspeito? Denuncie!

Existem vários canais de denúncias, e um dos mais práticos é enviar um SMS para o número 7726, comum a todas as operadoras. Nesse SMS, você escreve no texto o número de quem te enviou a mensagem duvidosa, sem símbolos, só os números mesmo. A operadora vai registrar, assim você ajuda a evitar mais fraudes 🙂 ah, e você não paga nada para denunciar, essa mensagem não será cobrada.

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