Teste seus conhecimentos da cultura geek!

Hoje, 25/05, é Dia do Orgulho Nerd!

Mas por que comemoramos nessa data? A resposta é uma verdadeira lição sobre a Cultura Nerd mundial, pois envolve alguns dos maiores ícones disso. Para a surpresa de algumas pessoas desavisadas, isso não tem nada a ver com o dia em que o primeiro nerd conseguiu passar de ano com as notas do boletim do primeiro bimestre (até porque isso seria impossível).

Uma data estelar

No dia 25 de maio de 1977, o filme “Star Wars Ep IV: Uma Nova Esperança” fez sua estreia nos cinemas dos Estados Unidos. Você já deve saber que estamos falando sobre o primeiro capítulo de uma franquia de sucesso e que levou — e ainda leva — milhões de pessoas à loucura com seus sabres de luz, suas manifestações de Força e muito mais. A saga é um verdadeiro ícone da Cultura Nerd. Não existe como negar.

Nesta mesma data, só que em 2011, começou a ser comemorado também o Dia da Toalha. Isso ocorreu duas semanas após o falecimento de Douglas Adams (escritor do “Guia do Mochileiro das Galáxias”), em uma referência bem clara à maior obra do autor — o Guia ensina que em toda viagem espacial é essencial que os mochileiros estejam sempre carregando uma toalha.

A cultura nerd/geek/pop vem se popularizando ao longo dos anos, e sabe aquele estereótipo de pessoa magrinha, de óculos, antissocial? Esqueça, isso ficou no passado.

 “Dentro da expressão, há os Geeks, aficionados por tecnologia, os Trekkers, amantes do Star Trek, os Otaku, que curtem a cultura japonesa, e muitos outros”, diz Allan Dias, de 29 anos, funcionário da biblioteca da USP de Baurú e Editor do blog Nerdrops.

 “Quem é apaixonado por tecnologia cita sempre o Steve Wozniak e o Steve Jobs, fundadores da Apple. Eu admiro o Christopher Nolan, responsável pela nova trilogia do Batman, os quadrinhos de Neil Gaiman e Alan Moore e os livros de Bernard Cornwell, por exemplo”.

Um dos pontos de maior consenso, no entanto, é o interesse por ficção científica e por temas medievais, presentes em séries como Game of Thrones, além de cultura pop em geral. “Isso já é meio caminho andado para ser considerado Nerd”, brinca Guilherme Costa, carioca de 28 anos, que trabalha com Engenharia de Petróleo.

Quer uma internet rápida para curtir suas nerdices online? Clica aqui 

Das 7h à 0h, estamos no inbox do facebook, no chat do site e no telefone: 18 3638 4000

Em horário comercial, procure por vendedores em uma das nossas 4 lojas:

Birigui/SP
Rua Conselheiro Antônio Prado, 104, Centro • 18 3638 4010

Guararapes/SP
Rua Prudente de Morais, 1083, Centro • 18 3406 1211

Lins/SP
Rua XV de Novembro, 55, Centro • 14 3523 7799

Promissão/SP
Av. Pedro de Toledo, 349, Centro • 14 3541 1904