USB-C: Novo padrão de carregamento rápido

A Google pode exigir que fabricantes adotem o formato USB-PD (USB Power Delivery) como padrão de carregamento rápido via USB-C em celulares Android. Segundo o site XDA Developers, a obrigatoriedade está em uma versão mais recente do Google Mobile Services — lista de requisitos para aplicação do sistema operacional —, e deve impactar grande parte de futuros lançamentos de smartphones.

Isso porque a maioria das empresas não oferece suporte para USB-PD, mas desenvolve tecnologia própria ou dispõe do modelo Quick Charge para garantir mais velocidade de carregamento. Nesse caso, a Google seria uma das poucas companhias a equipar seus aparelhos com essa alternativa, como é o caso da linha Pixel.

Contudo, na prática esse padrão não é considerado o mais veloz disponível hoje, mesmo que suporte carregamento rápido de até 100 W. O modelo de 45 W criado pela Samsung e disponível no Galaxy Note 10 seria o mais avançado.

O que é USB-PD?

O USB-PD foi desenvolvido para ser um padrão aberto e universal de carregamento rápido para todos os tipos de dispositivos — não somente smartphones — equipados com portas USB. O objetivo inicial era evitar que variadas opções de carregadores gerassem acúmulo de lixo eletrônico no futuro, em especial com o constante lançamento de aparelhos eletrônicos a cada ano.

Assim, a exigência da Google poderia funcionar como uma aplicação única de carregamento rápido em todos os modelos Android. Apesar disso, ainda não é possível garantir se a gigante irá adotar de fato a exigência, pois não confirmou oficialmente o assunto.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/dispositivos-moveis/146592-google-quer-padronizar-carregamento-rapido-celulares-android-via-usb-c.htm